terça-feira, 11 de janeiro de 2011

VISITA DE INTERCÂMBIO 1

VIAGEM A PARATY/RIO DE JANEIRO
            Em novembro (2008) o projeto proporcionou a visita de quatro jovens do assentamento para conhecerem o trabalho e trocarem experiências com a comunidade do Quilombo do Campinho e a Família Ferreira (onde ocorreu a “V Vivência Agroflorestal da Família Ferreira”).
A viagem contou com a colaboração da ONG IPESA, que atua em um projeto que visa o desenvolvimento de SAFs na região de Ibiúna/SP. Foram nessa visita os quatros jovens do assentamento e mais quatro agricultores orgânicos do bairro do Verava, município de Ibiúna, SP, um dos centros de produção orgânica mais antigos do estado.

Quilombo Campinho
            Nesta comunidade conheceu-se a organização e a luta dos quilombolas pela demarcação de suas terras, ameaçado pelo desenvolvimento turístico da região.
            Viu-se que com a organização e a busca pela auto-suficiêcia da própria comunidade através do manejo de agroflorestal conseguiu afastar o turismo que era uma ameaça na perda de terras. Assim tornou-se um grande potencial gerador de renda por meio da comercialização de produtos agroecológicos – diretamente ou servido no restaurante a beira da estrada. E também pelas visitas monitoradas pela comunidade – conta com um viveiro florestal, muitas áreas com agroflorestas, produção de artesanatos com PFNM, etc.

V Vivência Agroflorestal da Família Ferreira
            O sítio da Família Ferreira é localizado no sertão de Paraty. Esta família já trabalha com SAFs há uns dez anos
Demonstram na prática o que é “sustentabilidade” ambiental e social dos SAFs. Vivem em uma área de encosta cercada por mata e aos poucos transformaram áreas de pasto em SAFs. Possuem treze áreas implantadas.
Observou-se áreas produtivas protegidas da erosão, rico em matéria orgânica e uma grande biodiversidade onde os animais presentes utilizavam os SAFs como alimento.
Uma família que antes dependia do trabalho na cidade hoje aproveita a abundância e diversidade de alimentos e produtos produzidos (compotas, produtos medicinais, ornamentais, madeira, etc) por eles próprios.
A vivência fez com que os participantes fizessem atividades em grupos e conhecessem os diversos aspectos envolvidos. Houve oficinas de: Compotas; Análise de SAFs; Capina Seletiva; Poda Seletiva; Artesanato com Fibra de Bananeira e; Planejamento e Desenho de SAFs. Além disso teve momentos de trocas de ideias, apresentação de trabalhos sobre SAF e da trajetória da família Ferreira.

             Fotos dos Intercâmbios pode ser encontradas nos link abaixo:
http://picasaweb.google.com/agroflorestaipanema/VisitaDeIntercambioParatyRJ#
http://picasaweb.google.com/agroflorestaipanema/VisitaParatyRJQuilombosDoCampinhoNov2008#

Nenhum comentário:

Postar um comentário