Capacitação dos Monitores Multiplicadores para o monitoramento
Foi em janeiro (2009) que começou algumas atividades com o intuito de preparar os monitores para que estes pudessem iniciar trabalhos em campo e acompanhar atividades atuando assim como facilitadores junto às propriedades acompanhadas.
Cabe aos monitores visitar as propriedades e junto com a família que participa, construir um mapa de acordo com o que é observado. Além disso, procura saber a situação da propriedade e problemas enfrentados através de conversas, assim como sonhos e desejos dessas famílias.
Levantamento de dados sobre as famílias participantes do projeto
Em janeiro (2009) ainda os monitores aplicaram um diagnóstico que é uma entrevista para conhecer melhor a família, a propriedade e planejar o que pode ser feito.
Capacitação Monitores e Prática em Campo na implantação de Unidades Demonstrativas
No mês de março (2009) a equipe junto com os monitores do projeto, reuniram-se no lote do Sr. Sebastião e Dona Maria. A partir dos resultados do diagnóstico pode-se trabalhar o planejamento do lote com a família, e assim dar início ao trabalho de implantação da unidade demonstrativa que o torna uma referência para o projeto.
Após o planejamento fez-se uma demonstração implantando uma área que foi acompanhada pelo projeto – área modelo.
Continuidade na Formação dos Monitores Multiplicadores para Monitoramento
Esse processo contínuo aconteceu nos meses de maio e agosto (2009) porque se acredita que o futuro está nos jovens dentro da comunidade e que possam atuar como agentes de extensão rural.
Objetiva-se com esta prática preparar os monitores para atuarem como facilitadores junto às propriedades acompanhadas, terem noções de planejamento da propriedade como um todo, conhecimento sobre reserva legal e área de preservação permanente, e também compreenderem que existem diferentes sistemas agroflorestais tais como quintais, pastos com árvores, áreas destinadas a produção e proteção ambiental.
Demarcação nas Unidades Demonstrativas
Foram demarcadas 42 parcelas de 10m x 10m. Nessas área são orientados os processos iniciais para a implantação representados pela recuperação e conservação do solo num primeiro momento. Essas áreas servem de modelo para o assentamento e até para a região.
Fotos das atividades podem ser encontradas nos links abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário