terça-feira, 11 de janeiro de 2011

AS ATIVIDADES Parte 2 (2008)

Formação do conselho gestor
            Esse importante passo aconteceu em setembro (2008). É considerado importante, pois participam dele os parceiros, a equipe do projeto e especialmente os representantes da própria comunidade. Deste modo, os participantes têm direito de votar e discutir questões sobre o andamento do projeto, as parcerias, a parte financeira, ou seja, colaboram para as decisões coletivas em prol da boa condução do projeto.
            O conselho é formado por aproximadamente vinte membros entre participantes e suplentes, sendo que a participação de demais interessados encontra-se acessível.
            Nesta reunião ficaram decididos os critérios para a escolha e nomes dos jovens, por meio da decisão dos conselheiros.

Interações em campo
Diálogos em campo são estabelecidos em cada unidade familiar individual com o objetivo de se fazer um levantamento das unidades potenciais para o monitoramento e/ou utilizadas como unidades de demonstração (UD), e também através dos diálogos com as famílias e com os jovens seja possível torna-los monitores do projeto.
            Portanto, um dos pontos fortes desse projeto está em aproveitar os resultados de trabalhos realizados antes na mesma comunidade, e ainda potencializar suas lições para que se ganhe tempo no alcance dos objetivos num projeto como este.

Identificação dos Jovens Agricultores Monitores
            Os agricultores monitores, ao longo do projeto, serão capacitados em práticas agroecológicas acompanhando as áreas definidas pelo projeto nos dias disponíveis.
            O monitor deve acompanhar cinco áreas, sendo uma dessas uma unidade demonstrativa e também deve acompanhar sua própria área.
            O monitoramento consiste na anotação no diário do monitor onde são anotadas informações sobre as atividades que ele realiza e informações referentes às áreas acompanhadas.
Através da comunidade e de diálogos estabelecidos escolheram-se os monitores para esta etapa: Renata Aparecida Proença, Jairo da Silva, Romualdo Gelpke, Tiago Ribeiro, Allan Ribeiro e Willian Dellai.

Curso de Metodologias Participativas
            No mês de outubro (2008) realizou-se este curso direcionado para a equipe técnica do projeto, aos jovens monitores e aos parceiros envolvidos.  A abordagem feita foi nas questões como bases e a importância da participação coletiva em diversos processos, o potencial libertador deste tipo de trabalho e, além disso, meios de se aplicar na prática tais ideias.

Oficina de Mapeamento Participativo
Também no mês de outubro (2008) fez-se a oficina no próprio assentamento. Tinha como objetivo identificar e mostrar a importância das diferentes percepções e avaliações entre as pessoas (homens, mulheres e jovens) na comunidade.
            A metodologia de construção do mapa foi aplicado junto às famílias da comunidade e também os monitores foram apresentados.
            Já que um dos objetivos do projeto é a integração e troca de experiência entre as famílias envolvidas fez-se um “bate-papo” entre os agricultores (homens, mulheres e jovens) sendo que o assunto foi sobre agroecologia. No decorrer surgiram dúvidas em relação à agroecologia e o manejo de árvores dentro da propriedade rural.
            Diante disso o projeto procurou orientá-los que deve-se respeitar a lei o que inclui proteger rios, lagos e reservas legais, etc. No demais, é direito do agricultor usar aquilo que ele mesmo plantou.
            A conversa sobre agroecologia foi mais no sentido de esclarecer ideias e conceitos errados sobre o tema mostrando assim que o objetivo do projeto é construir uma proposta conjunta, respeitando o agricultor e o meio ambiente, ou seja, a agroecologia preocupa-se com a sustentabilidade ambiental, social, cultural e econômica do agricultor.
Na agroecologia fala-se na questão de uma vida econômica e social mais justa, produzindo grande diversidade de alimentos para o seu próprio consumo, gerando renda, independência de insumos externos e por fim convivendo em comunhão com qualidade de vida.
Entre as trocas de experiência dos agricultores houve uma reclamação quanto à “terra ruim” e “solo fraco”. Então foi colocada a importância de se ter mais cuidado com o solo principalmente quanto a manutenção da sua fertilidade, a cobertura sobre o solo que é vital e se ficar exposto pode causar problemas como erosões,etc. E também falou-se sobre a rotação de culturas e plantios consorciados.
Percebeu-se que os agricultores têm dificuldades em compreender as funções que as plantas têm entre elas e para o sistema implantado. É preciso compreender e aprender que é possível as espécies conviverem em conjunto e devemos praticá-los ou até mesmo resgatar do passado.
E paralelo a isso foi feita uma simples demonstração prática e participativa sobre a implantação e função de sistemas Agroflorestais. A implantação ocorreu em uma área de aproximadamente meio hectare e as intervenções feitas foram:
·         Proteção emergencial do solo por estar considerado fraco com uso de capina seletiva;
·         Limpeza e manutenção de frutíferas existentes;
·         Introdução de leguminosas e adubos verde (Guandú, Feijão de Porco, Girassol, etc.), para melhoria do solo;
·         Plantio em curva de nível com cana e capim para cobertura do solo e alimentação do gado;
·         Debate para enriquecimento com novas espécies a serem realizados na seqüência (abertura de covas).

Nessa prática buscou-se demonstrar que os sistemas implantados e em desenvolvimento possuem uma dinâmica contínua onde o agricultor é que irá conduzi-la, ou seja, é ele que toma decisões como manutenção e poda de árvores entre outras atividades.
Apesar da curta duração da atividade conseguiu-se bons resultados como avanços significativos sobre agroecologia e os SAFs, , troca de experiências entre as famílias e a implantação de uma pequena área demonstrativa coletiva que foi acompanhada durante o projeto.


Fotos da Oficina de Mapeamento Participativo encontram-se nos links:
http://picasaweb.google.com/agroflorestaipanema/OficinaMapeamentoParticipativo_PreparacaoTeorica_Set2008#
http://picasaweb.google.com/agroflorestaipanema/OficinaMapeamentoParticipativo_FaseDeAplicacaoEmCampo231008# 

Nenhum comentário:

Postar um comentário